terça-feira, 8 de março de 2011

Plasticidade Neural

Plasticidade é a capacidade do sistema nervoso alterar o funcionamento do sistema motor e perceptivo baseado em mudanças no ambiente.

Estudos comprovam a hipótese sobre o desenvolvimento neural e a aprendizagem na qual funções particulares de processamento de informação são controladas por grupos especiais de neurônios, mas quando uma dessas funções fica inutilizada, os neurônios associados a ela passam a controlar outra função. Por exemplo, se os neurônios que normalmente recebiam estímulos do olho esquerdo pararem de receber esse estímulo, eles se tornariam responsáveis pelos estímulos do olho direito. O inverso também é verdadeiro, quando as funções neurais são limitadas, os neurônios podem passar a controlar novas funções.

No entanto, nem sempre esse processo ocorre. A plasticidade é mais comum em crianças.


FONTE: http://www.nce.ufrj.br/



2 comentários:

  1. A plasticidade neural também explica a síndrome do membro fantasma. É a teoria mais aceita ultimamente pra explicar essa síndrome. Lembrando do mapa de Penfield, todos temos o corpo todo mapeado no córtex, né... Quando perdemos um membro do corpo, a parte no mapa cortical continua ativa, e os neurônios vão recebendo estímulos das partes corporais vizinhas (no mapa cortical, e não no corpo mesmo. Quer dizer, uma pessoa que perdeu um braço pode sentir o braço "fantasma" quando sente um estímulo no rosto, por exemplo...).
    Neuro é uma área interessantíssima! S2

    ResponderExcluir
  2. Ah é muito bom né! Eu gosto tbm acho interessantíssimo tbm... Sobre membro fantasma assisti uma palestra de uma Terapeuta Ocupacional e ela mencionou estimular o coto pra desaparecer essa sensação de membro fantasma... Estimulando com texturas diferentes, como esponjas, algodão tecidos enfim...

    Obrigado Fabii por seguir o Blog ♥

    ResponderExcluir